Notícias
De León Comunicação
O Comitê Estratégico do Projeto XRBL no Brasil (na sigla
Segundo o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o objetivo do workshop é buscar uma sintonia com as principais lideranças contábeis e demais envolvidos no processo sobre o andamento dos trabalhos, além de levar informações sobre o mecanismo, já que o Brasil recebeu em fevereiro deste ano a validação para utilizar a taxonomia XBRL. "A linguagem padrão XBRL é uma tecnologia irreversível para os relatórios contábeis e financeiros no mundo e a propagação dessa ferramenta é imprescindível".
Para o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Mitimasa Jinzengi, a realização do workshop é muito importante para a classe porque o objetivo do CFC é transmitir aos líderes da contabilidade brasileira a relevância do XBRL. "É fundamental que os presidentes dos CRCs e os conselheiros efetivos saibam que o XBRL é a linguagem de dados contábeis e esses profissionais precisam estar afeitos a esta novidade".
O membro do Conselho Diretor do XBRL Internacional, Nelson Carvalho, acredita que a realização do workshop é um elemento básico para o início de uma disseminação ampla do XBRL no Brasil a partir de uma exposição do assunto aos líderes da classe contábil. "Os contadores não são os únicos protagonistas relevantes, mas eles são protagonistas tão relevantes que sem eles o XBRL não tem condição de ser implementado de maneira robusta". Segundo Carvalho o processo teve início com a parceria e patrocínio do CFC no sentido de expor o processo aos líderes do sistema CFC/CRCs e para que essa questão aflore tanto na sua vertente técnica doméstica íntima quanto na sua vertente de utilização permitindo e, a partir daí, aumentar a conscientização e o número de eventos para aprofundar o entendimento, a discussão, o aperfeiçoamento do mecanismo.
Há dois anos o CFC e o professor Edson Luiz Riccio, coordenador do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo - USP, já vem trabalhando na implementação do XBRL. Com a validação, o Brasil já tem autorização para iniciar o seu próprio processo.
O XBRL é uma tecnologia criada por um contador americano em 1998 que permite a automação do processo de divulgação de envio e recepção de relatórios semanais, mensais ou anuais, seja das pequenas, médias e grandes empresas, a respeito da posição econômico-financeiro contábil. O XBRL não vai alterar o conteúdo das informações, que já são enviadas a órgãos reguladores e do governo, mas permitirá uma conversão para essa tecnologia que qualquer sistema em qualquer língua poderá compreender.
Fonte: CFC
Nenhum comentário:
Postar um comentário