terça-feira, 15 de junho de 2010

Workshop XBRL será realizado em agosto no CFC

Notícias

 

De León Comunicação

O Comitê Estratégico do Projeto XRBL no Brasil (na sigla em inglês Extensible Business Reporting Language) realizará no dia 25 de agosto, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília, um workshop sobre o tema. O público alvo serão os presidentes dos 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), os conselheiros efetivos, além de parceiros que integram entidades, empresas e órgãos públicos importantes para a disseminação da ferramenta.

Segundo o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o objetivo do workshop é buscar uma sintonia com as principais lideranças contábeis e demais envolvidos no processo sobre o andamento dos trabalhos, além de levar informações sobre o mecanismo, já que o Brasil recebeu em fevereiro deste ano a validação para utilizar a taxonomia XBRL. "A linguagem padrão XBRL é uma tecnologia irreversível para os relatórios contábeis e financeiros no mundo e a propagação dessa ferramenta é imprescindível".

Para o vice-presidente Técnico do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Nelson Mitimasa Jinzengi, a realização do workshop é muito importante para a classe porque o objetivo do CFC é transmitir aos líderes da contabilidade brasileira a relevância do XBRL. "É fundamental que os presidentes dos CRCs e os conselheiros efetivos saibam que o XBRL é a linguagem de dados contábeis e esses profissionais precisam estar afeitos a esta novidade".

O membro do Conselho Diretor do XBRL Internacional, Nelson Carvalho, acredita que a realização do workshop é um elemento básico para o início de uma disseminação ampla do XBRL no Brasil a partir de uma exposição do assunto aos líderes da classe contábil. "Os contadores não são os únicos protagonistas relevantes, mas eles são protagonistas tão relevantes que sem eles o XBRL não tem condição de ser implementado de maneira robusta". Segundo Carvalho o processo teve início com a parceria e patrocínio do CFC no sentido de expor o processo aos líderes do sistema CFC/CRCs e para que essa questão aflore tanto na sua vertente técnica doméstica íntima quanto na sua vertente de utilização permitindo e, a partir daí, aumentar a conscientização e o número de eventos para aprofundar o entendimento, a discussão, o aperfeiçoamento do mecanismo.

Há dois anos o CFC e o professor Edson Luiz Riccio, coordenador do TECSI - Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, da Universidade de São Paulo - USP, já vem trabalhando na implementação do XBRL. Com a validação, o Brasil já tem autorização para iniciar o seu próprio processo.

O XBRL é uma tecnologia criada por um contador americano em 1998 que permite a automação do processo de divulgação de envio e recepção de relatórios semanais, mensais ou anuais, seja das pequenas, médias e grandes empresas, a respeito da posição econômico-financeiro contábil. O XBRL não vai alterar o conteúdo das informações, que já são enviadas a órgãos reguladores e do governo, mas permitirá uma conversão para essa tecnologia que qualquer sistema em qualquer língua poderá compreender.

Fonte: CFC

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário