quinta-feira, 19 de agosto de 2010

6º Workshop Internacional de XBRL é realizado no CFC

Notícias      

Comunicação CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou na manhã desta quarta-feira, dia 18, em parceria com o Laboratório de Tecnologia e Sistemas de Informação (TECSI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), o 6º Workshop Internacional de XBRL. Participaram do evento cerca de 200 pessoas, público formado por presidentes e diretores dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), conselheiros do CFC, representantes de entidades da classe contábil e servidores de órgãos públicos com interesse na aplicação e na disseminação da ferramenta.

O XBRL - Extensible Business Reporting Language é uma linguagem padronizada utilizada para relatórios financeiros, que oferece vantagens como a diminuição de custos; maior eficiência, exatidão e confiabilidade; e diminuição de riscos e necessidade de redigitação.

Na abertura do Workshop, o presidente do CFC, Juarez Dominguez Carneiro, destacou os principais objetivos do evento, que são buscar uma sintonia com as principais lideranças contábeis e demais agentes envolvidos no processo, sobre o andamento dos trabalhos, e divulgar informações sobre o mecanismo, já que o Brasil recebeu em fevereiro deste ano a validação para utilizar a taxonomia XBRL.

Juarez Carneiro também destacou que esta foi a primeira vez que o evento foi realizado, em Brasília, em parceria do TECSI com o CFC. As cinco edições anteriores do Workshop ocorreram em São Paulo.

Com a adesão do Conselho Federal de Contabilidade ao trabalho iniciado pelo TECSI, ações conjuntas vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, visando à implementação da taxonomia brasileira e à criação da jurisdição do XBRL no País. De acordo com o presidente do CFC, serão realizados eventos nos Conselhos Regionais de Contabilidade para a ampla disseminação dessa tecnologia.

Programação
A programação do 6º Workshop de XBRL contou com três painéis. O primeiro, com o tema "XRBL histórico, importância e realidade brasileira", teve palestras feitas por Edson Luiz Riccio e Paulo Roberto da Silva, membros do Comitê Estratégico do XBRL-Brasil.

No segundo painel - "A visão internacional", as abordagens foram feitas por Nelson Carvalho, diretor do XBRL Internacional e membro do Comitê Estratégico do XBRL-Brasil, e por Anthony Fragnito, executivo-chefe do XBRL Internacional.

Com o tema "XBRL: Uma visão governamental", o terceiro painel contou com explanações de Maria Betânia Gonçalves Xavier, coordenadora-geral de Sistemas e Tecnologia de Informação (Cosis) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e de Homero Rutkowski, membro do Comitê Estratégico do XBRL-Brasil.

Comitês
Conforme a Portaria CFC nº 075, de julho de 2010, o Comitê Estratégico do Projeto XBRL tem a seguinte composição: Nelson Mitimasa Jinzenji, Edson Luiz Riccio, Homero Rutkowski, Nelson Carvalho e Paulo Roberto da Silva, como representantes do CFC; Alexsandro Broedel Lopes, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Marcus Severini, da companhia Vale; Maria Betânia Gonçalves Xavier, da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); Evandro Carreras, do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon); Carlos Sussumu Oda, da Receita Federal; e Carlos Alberto Rebello, da BMF&BOVESPA. A coordenação da equipe está a cargo do vice-presidente da área Técnica do CFC, Nelson Mitimasa Jinzenji.

Já o Subcomitê Técnico do Projeto XBRL, instituído pela Portaria CFC nº 087, também de julho deste ano, é formado por Edson Luiz Riccio (CFC), Luiz Carlos de Souza (CFC), Homero Rutkowski (CFC), Paulo Roberto da Silva (CFC), Marco Aurélio Cunha de Almeida (CFC), Marco Antonio de Carvalho Fabbri (CFC) e Manfredo Krieck, representantes do CFC; Wang Jiang Horng, da CVM; Paulo Caetano da Silva, do Banco Central do Brasil; Cláudia Costa de Albuquerque Lima, da companhia Vale; Pedro Onofre Fernandes, da Receita Federal; Ana Cristina Bittar de Oliveira, da STN; Rafael Rossi, da empresa SAP Brasil; Marcus Vinicius de Souza Pinto Pereira, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban); Maurício Leventer, da BMF&BOVESPA; e Carlos José de Lima Castro, da FENACON. A coordenação do Subcomitê também é de Nelson Mitimasa Jinzenji.

Fonte: CFC

Nenhum comentário:

Postar um comentário